segunda-feira, outubro 12, 2015

TNLO - 2015


Já em ritmo de treino preparativo para a Maratona de Berlim, tinha no meu esquema a participação em 2 provas de trilhos nas minhas férias em Portugal. O periodo de férias foi préviamente preparado tendo em consideração as datas dessas provas de trilhos. O TNLO 25 km Óbidos foi a minha escolha, porque nas outras edições eu gostei muito.

Este ano fiz com o namorado da minha filha, o Claúdio Matos, no sua primeira experiência em trilhos. Depois de um dia bem passado, em família nada melhor que no final do dia fazer um passeio por Óbidos e um trilho noturno naquela região, entre aldeias, montes e vales e perto da lagoa.

Ao contrário das outras duas presenças, onde tudo era mais "pequenino" , achei logo à partida muita gente, muita confusão, mesmo na partida formal até à porta da vila, onde nós atropelávamos os visitantes turistas e eles nos atroplavam a nós, sem que eles tivessem muito pouco interesse para aquele "turbilhão de malucos com uma lanterna na cabeça".
Talvêz uma chegada por aquela zona, um pouco mais tarde, fizesse mais sentido, onde já não existe tanta gente, nem dos turistas nem dos participantes. Mas para isto a partida teria de ser feita lá por volta das 18:00 / 19:00 h. Enfim é a minha opinião.

Depois achei o percurso, com muitos quilómetros de "survival". Desculpem ao pessoal da organização, podem-se fazer percursos de TRILHO, mas não é preciso tantos km's de subir ou descer por "paredes" agarrados a cordas. Achei exagerado. Afinal fui para participar numa prova de trilho, e não para uma prova de sobrevivência e de violência extrema. Gosto de correr nos campos, gosto da natureza, gosto das montanhas, mas acho exagerado este tipo de trilho, que esgotam os participantes. Tal como nas edições anteriores, fez-se uma prova de trilhos, pelos campos, matas, rios, agora "esgatanhar" e recorrer a cordas atráz umas das outras, isso é exagero!! É a minha opinião, e penso que estou a dar uma crítica construtíva à organização, porque fazem o seu melhor e se rodeiam de tanta gente para organizar tudo isto. Disseram-me que a "malta agora exige muito das organizações" e tem de ser assim. Desculpem, estão completamente errados quem pensa assim. A integridade física e a alegria de participar dos atletas não pode ser colocado em risco.
Como gosto é de correr, e as sistemáticas diferenças de ritmo, causadas por esses obstáculos que considero exagerados, pondero em participar futuramente.

Mas voltando à nossa participação, foi regular, gostei de passar nos campos e aldeias, gostei de passar por pinhais e junto da lagoa, havia dois abastecimentos muito bons, deu algumas vezes para correr em bom ritmo, enfim, onde houve possibilidade aproveitamos para fazer uma prova de trilhos. Mas levamos logo aos 3 km com um muro de gente a esgatanhar, que levou cerca de 15 minutos para subir, a fila era imensa e cada um teria de esperar pelos mais "desiquilibrados e com mais dificuldades", depois vieram os estradões e um carreiros bons próprios de trilho. Entre o primeiro e segundo abastecimento, correu-se muito bem e também junto à lagoa, com o cheiro a maresia, culminando com  um belo abastecimento, e num local fantástico. Depois os últimos 7 /8 km foram terríveis e na minha opinião impróprio de se chamar trilho de corrida. Até um caracol passava por nós, e um macaco pulando de galho em galho não teria tanta velocidade.
Para os atletas de TOP poderemos "aceitar" este tipo de traçado, mas para grande parte que são os amadores e atletas com menos experiência e preparação, aquilo é muita maldade. Chegar ao castelo foi um sacríficio, quando deve ser de muita satisfação.

O nosso tempo final 3:34:23...uïiiiii!!! Serviu muito bem pelo treino.



    

Nenhum comentário: