segunda-feira, outubro 24, 2016

Corrida da Primavera - Rio de Janeiro - 2016

Um sonho que se tornou realidade.!! Quando organizei a minha ida ao Brasil tive logo como a curiosidade de ver a possibilidade de fazer uma corrida na "Cidade Maravilhosa". Foi uma pesquisa muito simples, porque é uma cidade que tem muita gente a correr e existem várias provas. Foi só tratar da inscrição na Corrida da Primavera.
Depois, e o que para mim era particularmente interessante era correr na cidade onde se realizaram e estavam a realizar os Jogos Olimpicos e ainda mais um detalhe, esta corrida da primavera, seria corrida em parte do percurso da Maratona Olimpica ( no Aterro do Flamengo).

Logo quando fui levantar o "kit da prova", dei logo com uma organização ( O2) bem profissionalizada. Eles organizam entre muitas outras o circuito das estações em várias cidades do Brasil. Ou seja é um conceito de 4 corridas ( 4 estações do ano) em várias cidades, e bem organizado, pelo que eu apreciei.

Dia 25 de setembro bem cedo ( 4:45 da manhã) levantar, para ter as coisas todas em ordem, e sair de casa por volta das 5:30h, afim de chegar no local, de taxi, para fazer o levantamento do chip, que seria entre 6 e 8 h, porque a corrida de 5 km inicia-se às 8 h da manhã e 8:30 seriam os 10 km e a 1/2 maratona. Tudo bem cedinho, é um hábito no Brasil para Praticar Esporte.

Lá cheguei, fiz o levantamento do chip bem rápido, tudo muito bem organizado, e ainda que fui cedo, porque depois chegaram os outros restantes 13 mil participantes, e foi aquela onda de gente, mas pelo que vi tudo correu bem.
O tempo, há pois o tempo de chuvinha é que nem parecia o Rio de Janeiro, mas mesmo assim entre pinga e não pinga e muita humidade no ar durante os primeiros 12/13 km da corrida fez-se bem, só que depois começou a acentuar mais e mais, e caiu mesmo chuva em alta pressão. Mas tudo bem, afinal eu estava muito feliz de pela primeira vêz na minha vida ia participar numa corrida noutro continente, coisa que nunca tinha imaginado, e depois pisar o local onde os atletas olimpicos tinha corrido a maratona, e onde eu tinha uma paisagem maravilhosa, mesmo ali ao lado do Pão de Açucar, que mais poderia eu ter.

Vi que a organização também durante a corrida tinha tudo muito bem organizado, e vi a concepção de outras mentalidades no que toca a fazer corrida, e de participar não é simbolo de competição com os outros, mas sim de sua própria superação. A imagem que eu fiquei de desporto no Brasil, foi complemente diferente da que eu tinha antes de lá chegar. Especialmente nos desportos de rua ao ar livre. Milhares de pessoas treinam diariamente , no "calcadão"de Copacabana e Ipanema, e ainda toda a infraestrura ao logo destas duas praias e outros parques do Rio e São Paulo. E ainda mais uma particularidade, à noite a iluminação das praias Copacabana, dá apoio a um conjunto de desportos na areia, onde centenas e centenas de jovens/homens/mulheres praticam o seu bem estar de saúde. Gostei muito!!

Há Ok.....o meu resultado final foi de 1:39:46 ...!! ainda estava com algum "jetleg" nas pernas...Desculpas!!!!






FOTOS DA CORRIDA DA PRIMAVERA DO RIO DE JANEIRO

Um comentário:

Joaquim Costa disse...

Fantástico Xavier , sem duvida que é através do desporto que se pode conviver e partilhar e sentir outras culturas.Quando for grande também quero ir...!!!Grande abraço.