segunda-feira, outubro 12, 2015

MARATONA DE BERLIM - 2015


Desde há dois anos que tinha o sonho de correr a Maratona de Berlim. O ano passado (2014) tentei, mas ainda não sabia como funcionavam as coisas e então nada melhor que tentar inscrever para o ano seguinte, com um ano de antecedência e ter a sorte de ser sorteado. Assim fiz e a tal sorte acompanhou-me e  fui selecionado para realizar este sonho.


Entre as várias coisas que eu via da Maratona de Berlim, havia uma que eu gostaria de ter a sensação que era de passar a Porta de Bradenburgo, local mítico do mundo, tão carregado de histórias e emoções. 

No dia 27 de Setembro iria ser possível esse sonho tornar-se realidade. Depois de um esquema, que se traduziu em mais de 500 km entre treinos e provas, a Maratona de Berlim seria a minha 14a maratona, desde que iniciei a participar nesta distância em 2011. 

Cidade que já conhecíamos em turismo, ainda era mais aliciante ver como seria a cidade com uma maratona onde estavam 41.200 participantes.
Na manhã de sábado fomos participar na "BreakfastRun", onde abertamente participam uns milhares de atletas da maratona e não só, num percurso de quase 6 km, até dentro do estádio Olímpico. Depois existe mesmo um "breakfast" com tudo de bebidas, bolas de berlim, café ou chá, magnífico!! Depois fomos até à ExpoMarathon.

A Expo Marathon é um local gigante ( antigo aeroporto de Berlim) onde os espaços estão repletos de gente e de expositores de todas as marcas desportivas e de todos os artigos necessários à corrida. Que mercado se transformou a corrida de estrada!! Inexplicável o business que hoje em dia existe à volta das corridas. Uma organização logistica gigante, onde tudo funciona de forma muito célere, para adquirir o dorsal, que é imprimido na hora. Nunca imaginei que tudo funcionava tão bem, com tanta gente.
Nessa mesma tarde ainda fomos dar uma volta pela cidade, onde decorria uma maratona de patins em linha, no mesmo percurso da maratona, e onde participam também milhares de atletas. Berlim é uma cidade em festa durante um fim de semana.

Domingo é o grande dia. Levantar bem cedo, ir tomar um bom pequeno almoço no restaurante do hotel, onde já muitos outros atletas fazem o mesmo. Lá me encontro com um atleta espanhol que já tinhamos falado no sábado e vamos sair juntos para o local de partida. Apanhamos o metro e vamos até à Central Station de Berlim, o metro "vai à pinha", não cabe mais ninguém, e quando chegamos à estação uma longa coluna de milhares de atletas dirigem-se para o local  da estrga de sacos, que é imensa. Aqui vemos que a logística é muito bem organizada, tudo com muita calma, deixamos os nossos sacos e fomos para o local da meta de partida. Uíiii milhares de pessoas, estão a ir para a meta, nunca ví uma coisa assim, centenas de pessoas em filas para os WC's onde existem também muitos, mas as senhoras, são em maior número...hahah


8:50 estou no meu local de partida, bloco F e a minha partida será no 2o tiro pelas 9:10h. Milhares de pessoas batem palmas às 9:00h quando o 1o grupo saiui, com as vedetas, o ambiente é arrepeiante, vêm-se pessoas do mundo inteiro, entre sons linguísticos dos mais usuais até aos que menos estamos habituados e alguns nunca ouvimos é sensacional. Muita emoção carregada nos olhares, por participarem numa prova desta natureza e dimensão, afinal estamos num local onde a maratona já bateu vários recordes do mundo, estamos numa cidade mediática, cheia de história. 


A minha prova correu de forma normal, com uns primeiros 2 a 3 quilometros mais lentos, depois entra-se numa melhor cadência e a média prevista começa a aparecer, cada km abaixo dos 5:00 min/km ou seja abaixo dos 25:00 min/5km, até aos 30km foi "como manteiga", deslizando muito bem, com muito bons sintomas, onde o tempo final por volta das 3:30h estava à vista. Mas....mas...veio as 33/ 34 km e senti que não dava para manter o mesmo ritmo, então nada melhor do que escutar o corpo, porque ele deu-me o sinal para ir mais lento. Percebi que nada melhor do que terminar bem a corrida, a ter algum imprevisto, que não deixasse eu concretizar o sonho. E fui mais lento 5:10 e 6:00 min/km mas rolando passar emocionalmente a Porta de Bradenbrugo, ir até chegar à meta e aproveitar aquele ambiente fabuloso, com o público a aplaudir de forma calorosa, da mesma forma que foi durante o percurso, todos os atletas. Óh!! sensação magnífica e inesquecível!! Com 3:40:56 terminei a Maratona de Berlim e estou muito feliz.

Medalha ao peito, cansado, mas muito feliz, procurei uma Erdinger ( hóoo foram 2 !!) para recuperar desta nova aventura. Lentamente fui-me encaminhando, para trocar de roupa, e condor aqui, condor ali, mas com muita felicidade, encontrei de novo tudo bem organizado. Estes alemães são uma máquina!!
Até à estção em passo lento e feliz de ter participado num evento desta natureza.

Vamos jà  tratar de estar na próxima........MARATONA DE ROTERDÃO - 10 de ABRIL 2016....!!!!!!!!!!!





Nenhum comentário: