segunda-feira, março 07, 2011

Fim de Semana de boas provas !!

Tivemos um fim de semana de boas provas desportivas. No sábado (dia 05 março) a Amélia foi participar na última prova do campeonato de estrada de Haia 2010-2011.

No parque de Clingendal, a prova de 10 km consestia em 3 voltas. A manhã está com uma temperatura amena, não havia vento nem sol, mas eram as condições ideais para fazer uma prova de atetismo, e num parque muito bonito. A Amélia esteve muito bem até à 2a volta, controlando o ritmo e sempre a fazer uma postura de corrida muito boa.

Descaiu um pouco nos últimos 2 kilómetros, pois não precavemos o facto da organização não ter abastecimento durante a prova. Sentiu « a falta de gasolina » e foi-se um pouco abaixo.

No entanto ela estava satisfeita com o tempo final 54 :44, o que dá prespectiva de uma boa corrida na ½ maratona de Haia no próximo fim de semana.


No domingo (dia 06 de março) fui eu participar na prova de 30 km em Brielle. A pequena cidade de Brielle é uma antiga fortificação, toda cercada de àgua, está junto a um lago, de uma beleza fantástica, e mesmo encostada às margens do rio Mosa ( Maas). Uma àrea de muitos kilómetros, cheio de locais de lazer e de recreação. Para a prática do atletismo de estrada, é uma maravilha.

Existiam, provas de infantis, prova de 10 km, 25 km e 30 km. Na prova de 25 e 30 km participaram nas provas cerca de 100 atletas.

A minha prova, correu-me muito bem, tive uma boa sensação de que o projecto de treinos está a fazer efeito.

A beleza natural que envolvia a corrida, o lago de muitos kilómetros, que demos uma volta completa, o dia de muito sol, apesar de estarem cerca de 7 graus posítivos, despertaram-me a tentar fazer uma avaliação do meu comportamento, numa distância que eu nunca tinha feito na minha vida.

Até ao 23° kilómetro andei num ritmo de 4 :35 a 4 :45 min/km, tendo depois dos 23 kilómetros ido para um ritmo mais junto dos 5 :05 e 5 :10 min/km.

Os primeiros 13 kilómetros foram feitos em 1 hora exata, até aos 26 km, demorei para fazer os 2os 13 kilómetros 1 hora e 2 minutos.

Fiz uma avaliação comparativa com a prova de Apeldoorn aos 27,5 km, e vi o tempo de 2 horas e 9 minutos, ou seja estava 4 minutos mais rápido, do que 3 semanas antes.

No final terminei os 30 km em 2 :23 :07, entre 14 atletas do meu escalão ( Homens 50 anos) fui 6° classificado.

Agora é recuperar do desgaste, e dumas ligeiras mazelas musculares, e no próximo final de semana acompanhar a Amélia na ½ maratona de Haia.



Fotos prova da Amélia:


Fotos prova Xavier:

3 comentários:

Unknown disse...

Parabens aos Dois

joaquim adelino disse...

Bonitas provas e bonitos percursos. Por norma aqui dão água em provas de 10kms, é sempre bom estarmos de sobreaviso para ultrapassar isso.
A prova junto ao Lago deve ser espectacular, e se for só uma volta então ainda é melhor. Foi uma boa marca com vista a Maratona, mais uns treinos está em boas condições.
Abraço aos Migos.

luis mota disse...

Menos de 55 ao 10 é excelente Amélia.
30 km na melhor altura, para preparar a Maratona.
Desejo uma boa meia Maratona no próximo fim de semana para vós. Eu irei para a Corrida das Lezírias, em Vila franca de Xira, 15 Km.
Abraço de Portugal para vós.