segunda-feira, fevereiro 04, 2013

Apeldoorn - 2013


No ano passado em Apeldoorn a temperatura foi por volta dos -10 graus, este ano a temperatura foi de 7 graus positivos, o que se pode considerar excelentes condições para fazer uma corrida. Nada melhor para a comemoração da 40ª edição desta prova que teve mais de 12.000 participantes, nas provas de kidsRun, 18,5 km, 27,5 km, 8km e Maratona.

Abordei esta minha participação, sem grandes ambições de fazer um tempo competitivo pessoal, mas mais para rolar a um bom nível e fazer quilômetros para a minha 5ª Maratona, no dia 14 de abril em Roterdão. O que me levou a fazer um resultado perto daqueles que já tinha feito nos dois anos anteriores.

Esta prova de 27,5 km, é inserida entre bosques muito bonitos, tem umas paisagens muito interessantes, e a mistura com o colorido dos atletas participantes é fascinante. Apeldoorn fica numa região muito interessante da Holanda, onde a família real Holandesa tem alguns palácios. Algo especial me chamou à atenção, quando já no final da prova, dentro da cidade, vi duas caras conhecidas no meio do público ao longo do percurso, era a irmã da rainha e o marido, que tranquilamente, e sem qualquer aparato de policiamento, como qualquer cidadão comum, estavam a assistir e a tirar fotos dos atletas que passavam. Isto só mesmo neste país! E ainda bem que é assim.  

A minha corrida, foi muito controlada, em termos de esforço e desgaste, e tudo correu bem até por volta dos 11 km, quando comecei a sentir um mau estar intestinal, e quase a ter de procurar abrigo para uma emergência sanitária. Fui andando, mais lento e a tentar que passa-se, mas teimosamente a indisposição era incomodativa, e quase, quase à beira de acontecer algo desagradável, fui suportando, e passou mais quando já estava por volta dos 20 km. Nunca me tinha acontecido isto! Depois o incomodo era menor, aumentei um pouco o ritmo e consegui, chegar ao final. É quase insuportável o que me aconteceu, foi finalizar e correr para a primeira WC que encontrei....

Se não fosse este episódio, estaria certamente, com um tempo de corrida muito melhor. Não era esse o objetivo, mas senti que seria consideravelmente melhor, o que vejo que a abordagem aos treinos e ao volume de quilômetros é maior e dá-me mais estabilidade na prestação nestas provas de teste. Agora é continuar assim, e ainda faltam 68 dias para Roterdão!!

O tempo de 2 horas 13 minutos e 33 segundos, foi o segundo melhor das 3 participações em Apeldorn ( 2:11:25 em 2012 e 2:13:51 em 2011). Entre 1817 concorrentes fiquei em 464º, No escalão de Homens ( não havia escalão por idades!) entre 1399 fui 428º .

A Amélia, recomeçou de novo a treinar ontem, depois de uma paragem de quase dois meses. O Fáscite Plantaris não a quer deixar. Vamos ver se é desta que conseguimos combater. Depois de várias sessões de ondas de choque e agora com sapatos ( Acics Kayano 19) com melhor apoio e mais gel, pode ser que ajude. Pelo menos essa é a nossa esperança!

Próxima semana Schoorl 30 km. Vamos a isto!!



Um comentário:

Henriqueta Solipa disse...

Como eu te entendo ..... infelizmente isso acontece algumas vezes, mas é da natureza...
Já ouvi dizer que nas mulheres é pior.... acontece mais !!!

O que interessa é que fizeste bom tempo e te divertis-te ;)