terça-feira, fevereiro 04, 2014

MidwinterMarathon - 2014

MidwinterMarathon em Apeldoorn tornou-se para nós desde 2011, uma prova que é presença habitual. A cidade de Apeldoorn com os seus castelos reais, é de uma beleza fantástica.  O ambiente onde é feita a corrida, com a participação de milhares de pessoas ( 12.500) nas várias distancias, a paisagem que envolve o percurso são elementos importantes, para sair de casa viajar 130 km ( no total 260km) para fazer uma corrida.

Com um dia de boa temperatura (estavam 8˚ C ) e o sol queria espreitar, sem vento, dava uma boa indicação para uma boa corrida. Nos últimos dois anos tínhamos feito a corrida com temperaturas negativas, e agora estava uma maravilha.

Nós participamos em duas provas diferentes, Amélia no 18,5 km e Xavier nos 27,5 km. Percursos já por nós conhecidos, com uma parte inicial de 4 km citadinos, mas depois os bosques, o Parque Natural de Weluwe , são muito bonitos para corridas desta natureza. Depois a volta à cidade, por uma estrada provincial, com uns 2 km na cidade.

A Amélia já há algum tempo que não participava em corridas, mas queria fazer um teste com a preparação à participação na ½ Maratona de Haia. Sentiu-se mal por volta dos 10 km, e fez o que deve ser feito, baixou o ritmo e deixou-se rolar até à meta final. Ainda existem 4 semanas para colocar mais alguns quilômetros e ganhar algum ritmo competitivo. No final fez 1 hora e 58 minutos e 37 segundos.  São mais 6 minutos do que em 2012, mas nestes dois anos as lesões foram bem profundas e agora lentamente há que recuperar.

O Xavier, com a preparação para a Maratona de Roterdão, participou na prova de 27,5 km, e dei-me muito bem. Saí com o “marcador/pacer” das 2;10, e fomos fazendo o nosso percurso dentro do esquema. Entre os 15 e 20 km senti que estávamos a ter um ligeiro ganho ao esquema, e ele me confirmou que estávamos com cerca de 1 minuto mais rápidos ( dava por volta das 2:09h).  Por volta dos 24 km senti-me bem e tentei a “minha sorte”. Ou seja tentei ganhar mais algum tempo ao meu recorde pessoal ( 2:11:25), do que só as 2:09h. E fiz uma prova de ultrapassar muitos participantes, que estavam em quebra, e fui indo de um a outro, e não mais vi os meus colegas de corrida. Só senti uma ligeira quebra a uns 300 metros da meta, mas ela estava ali mesmo. No final estava com o meu novo Recorde Pessoal , 2 horas 07 minutos e 17 segundos. Ou sejam foram 4 minutos e 8 segundos que roubei ao meu tempo anterior.


Domingo dia 9 de fevereiro , 30 km em Groet uit Schoorl



                             Vídeo Xavier                          Vídeo Amélia


IMAGENS DA PROVA : ( ao 1:06  e 1:08 lá vem o Xavier...)



Nenhum comentário: