segunda-feira, abril 12, 2010

Maratona de Rotterdam - 2010 - 10 km

Rotterdam organizou a sua 30ª maratona. Uma maratona de nível e de grande fama mundial, é algo que nos apetece participar, nem que seja para ter o “cheirinho” do excelente ambiente e organização. Paralelamente com a Maratona existem as provas de 5 e 10 km.
Cerca de 20 mil participantes, numa organização impecável, conforme estamos habituados. Infelizmente a Amélia está com uma lesão muscular ( de novo!) e nos últimos dias decidimos que ela não faria esta prova comigo, conforme estava combinado. Tem de ter um par de semanas de descanso e fisioterapia, e fará melhor efeito, do que abusar-mos e depois levar um longo periodo de recuperação.
Foi pena, porque o ano passado fizemos juntos a prova de 10 km, e tinha sido muito bom o resultado. Mas como tudo na vida tem solução, lá fui fazer a prova no meu passo, e tentar desfrutar o ambiente desportivo de uma cidade mística. Milhares de pessoas na rua apoiavam os atletas. Sendo o público muito eufórico com os atletas . Muitas bandas de música , Dj’s, música das casas das pessoas, muitas crianças, esticando o braço, para receberem um toque na mão dos atletas. Um ambiente sem palavras.


A minha corrida foi como tantas que já tenho feito. Partí bem na frente ( levei 16 segundos para pisar o risco de partida) e o primeiro kilómetro foi o que mais lento fiz, ( 4:56/km) até encontrar o meu ritmo, por onde rolei bem e descontraído ( 4:30/km). No final tinha 45:25 como tempo oficial, e senti-me muito bem e satisfeito. Na prova de 10 km participaram 4.623 atletas.Na minha categoria ( Homens 50 anos) concorreram 2.701 e classifiquei-me em 247.

Com a Amélia fomos depois ver a passagem dos atletas da maratona, e fazer algumas fotografias. Fiquei impressionado com o ambiente desportivo da maratona. Foi algo que me deixou o desejo de talvez um dia fazer a experiência. Mas será em Rotterdam !


Nenhum comentário: