segunda-feira, outubro 19, 2009

Amsterdam Marathon - 2009




Domingo 18 de Outubro, manhã de sol, arragem própria do Outono, Estádio Olimpico de Amsterdam, milhares de atletas na rua, eram bons os ingredientes, para uma corrida numa cidade famosa.
Cerca de 26 mil atletas estavam inscritos para as provas de Maratona, ½ martona, 7,5 km e provas de criancas. Eu participei na corrida dos 7,5 km, pois na passada semana foram 20 em Paris, e um homen não é de ferro!. A Amélia tinha compromisso profissional e desta não correu, a Dulce ( minha irmã) foi correr também os 7,5 km e encontrámo-nos lá.

Com todo este ambiente e quando vi que os cerca de 3.000 participantes, estavam todos entertidos com o aquecimento, fui avancando na minha grelha de partida, e cheguei-me à frente, para evitar o passa, passa, e os atropelos na hora de partida. E o esquema funcionou mesmo, quando foi dado o tiro de partida, em frente ao velhinho ( agora renovado) Estádio Olimpico
Tinha feito um esquema de média de 4:20 p/km e lá fui tentando manter esse esquema, num percurso todo plano onde passamos no Rijksmuseum e dentro do Vondelpark.
No final, dentro do Estádio Olimpico, com média de 4:21 ( não falhei por muito!) fiz o percurso dos 7,5 km em 31:46.
Esta foi uma distância nova para mim, mas gostei de fazer e senti que poderia ter “abudado”um pouco mais, mas fiquei contente, pois entre os cerca de 3.000 que participaram, fiquei em 88°, onde só houve uma categoria única tanto para homens como para senhoras.

Gostei deste dia desportivo, e para o ano talvez a ½ maratona.

3 comentários:

joaquim adelino disse...

Olá amigo Xavier.
Eu quando vi estampado nas fótos a palavra Maratona até pensei que tinha perdido a cabeça (salvo seja), mas fiquei agradavelmente surpreendido pela ousadia, mas não me surpreendeu de todo pois sei que você é uma pessoa ponderada e essa proeza virá um dia, (se é que já não veio), em circunstâncias naturais e em resultado da paixão que tem pela corrida.
Fez um excelente registo e mostra as boas capacidades que possui quando se trata de imprimir um pouco mais de velocidade em corrida e a boa resposta que obtém ao seu ritmo cardíaco.
Obrigado pela mensagem que me enviou referente à Meia Maratona do Porto e ao convívio que se lhe seguiu.
Abraço para ambos, já com algumas saudades.

luis mota disse...

Olá Xavier!
Muitos parabéns pela participação.
Obrigado pelo envio das fotos. Maravilha!
Um amigo meu, de Tomar, fez essa meia maratona.
Cumprimentos para si e para a Amélia da família Mota

António Almeida disse...

Olá Xavier
parabéns por mais uma "corrida", muito bom tempo e uma excelente classificação.
Falou-se nessa prova no "meeting".
Abraço.