domingo, maio 08, 2011

Omloop Ter Heijde - 2011

Na passada 6a feira dia 06 de maio, fui fazer um teste na corrida de Omploop Ter Heijde. Já o ano passado participei nesta agradável corrida no pequeno bairro de Monster, alí mesmo já nas dunas da praia. A corrida é sempre à 6a feira no final do dia, com o ínicio da tarde é feito com onde centenas de crianças a fazerem a sua festa da corrida.

Depois de um dia bem quente ( tinha estado por volta de 25 graus), até sabia bem fazer esta corrida, com um ar mais fresco, e como disse fazer um teste como se iria comportar o meu joelho, depois da minha participação na Maratona de Roterdão. Escolhi a prova de 5 km, pois um percurso que tinha pista de bicicletas e asfalto, e areia na praia, esta distância seria a melhor para fazer o teste. Tudo já tinha corridor bem no treino de 5a feira á noite ( tinham sido 12,5 km), mas em prova as coisas são diferentes.
Participaram nos 5 km 150 atletas, na primeira parte atacei um pouco com o grupo da frente, mas logo notei no final do 1º km, que o andamento dos jovens era muito alto para mim ( 3;50 min/km!!), reduzi fui para aquilo que é a minha realidade, estava ainda no asfalto, o joelho não doia, e então continuiei assim. Entramos na praia, depois de uma longa subida, estávamos en
tre o km 2 e 3 e a extensão de areia seca era outro teste, pela sua irregularidade e de afundar dos pés, e tudo estava bem até à beira mar, onde a areia molhada, mais parecia uma estarada de boa qualidade, o que me senti muito bem, mesmo até na saída da praia com novamente areia seca, e com bastante força.

No final da corrida, já dentro do bairro, depois de passar o cimo da duna, o ambiente era óptimo com uma fanfarra a divertir o imenso publico, e a motivar os atletas para os metros finais.
Excelente ambiente, e o meu tempo de prova foi muito bom 23:
59 ( fui 22º na classificação geral) e o teste foi também muito bom, pois o joelho comportou-se normalmente.
É muito agradável participar nesta corrida de Ter Heijde, também havia uma corrida de 10 km onde participaram 370 atletas. A Amélia não participou dado que a prova tem muita corrida na areia e não é aconselhável para ela. Foi fazer umas fotos que mostramos aqui.

Depois houve um convívio no centro social, e distribuição dos prémios. E aqui quero salientar, que tinham um sorteio gratuíto, entre os atletas participantes de várias dezenas de equipamentos desportivos e como sorteio final havia uma bicicleta BTT Mérida. Os prémios em cada categoria e aos vencedores no pódio consestia em caixas de legumes e frutas, e um ramo de flores, bem típico de uma região em que a agriculturaé muito forte. Imagino-me a ver em Portugal, que no final tivessem direito a prémios desta originalidade!!

Próxima prova ½ Maratona de Leiden no dia 15 de Maio.

Nenhum comentário: