segunda-feira, outubro 11, 2010

1/2 Maratona de Bruxelas 2010

10-10-2010 é uma data interessante para fazer alguma coisa que nos fique na memória. Foi o que fizemos este fim de semana na nossa ida a Bruxelas.
Com dois dias de sol radiante, uma temperatura muito agradável, uma cidade muito acolhedora e bonita, foi quanto bastasse para um fim de semana muito bom. A juntar a tudo isto e como objectivo principal era participar na ½ maratona de Bruxelas.

Tinhamos previsto ambos participar nesta prova, mas Amélia ainda não está no momento preparada para estas distâncias, então fui fazer a prova no meu ritmo.

Fomos no sábado para aproveitar o passeio pela cidade, e foi muito agradável, fomos levantar o meu dorsal na Expo Marathon, instalámo-nos num hotel junto do local da partida ( Parque do Centenário), ali mesmo ao lado da Comissão Europeia.
No domingo foi levantar cedo, pequeno almoço reforçado, preparar o chek-out do hotel ( porque quando reservei já não tinha vagas especiais para os atletas da maratona, onde poderíamos fazer o chek-out até 16 horas), deixar tudo no carro e irmos até ao local da partida ( cerca de 15 minutos de distância).
Eram 9 horas e lá partiram os atletas da maratona ( cerca de 2.500), a ½ maratona era só às 10 ;30 horas e estavam inscritos cerca de 6.000 atletas.
O local de partida é fantástico ( Parque do Centenário), o ambiente estava muito bom, música para o warming-up, local para deixar o saco para ser transportado até ao local de chegada ( Grand Plaats – no centro de Bruxelas), local muito amplo para os atletas, ninguém a empurrar ninguém para ter o melhor local de partida, tudo muito disciplinado e às 10 ;30 h em ponto lá foi dado o tiro de partida. Demorei cerca de 1 minuto e eu fazia a minha partida o que é muito bom. Mas lá fui o primeiro km em ritmo baixo até passar alguns dos mais lentos, mas nada de dramático.
Logo de seguida encontro a Amélia a fazer umas fotos, e entrei no ritmo normal, mas logo de seguida o empedrado das ruas junto do Palácio Real, é muito desconfortante durante cerca de 1,5 km, assim como a entrada e saída em dois túneis.

Pelo 5 km encontro alguém que tinha no equipamento a palavra Viseu, claro era Português como eu e troquei com ele umas palavras de «desejo de boa corrida ». Depois veio o ambiente envolvente com os parques, o piso alcatrão mais muito plano, eram motivos de ter um bom ritmo na corrida. Os abastecimentos eram a cerca de 4km uns dos outros, àgua Extran e isótonico Extran, melhor não poderia ser, e comecei a sentir-me muito bem a partir do 8 kilómetro, sem esforço a rolar por volta dos 4 :45 min/km, o ipod com música dos U2, Madonna, SantaMaria, Bruce Springsteen, os palácios e as largas avenidas de Bruxelas e a 2a passagem pelo Parque do Centenário aos 18 km, maravilha !!
Entre os 15 e 16 km tinha tido uma pequena quebra de ritmo numa longa subida, aqui alguém me fala em Português um « olá amigo, viva Portugal », e dá-me a mão e incentiva-me e retribuí, claro mais um Português, que me reconheceu, pois eu tinha nas costas uma pequena bandeira portuguesa ( deu-me para isto desta vez !).Sabe bem estes incentivos na nossa língua !
Depois da subida, comecei a ver a longa reta até e depois do Parque do Centenário, é reconhecido pelo lido arco triunfante, aumentei um pouco o ritmo e resiti muito bem.
Aos 20 km lá estava de novo a Amélia, para mais uma foto na reta final, e lá fui até à meta de chegada instalada no centro da cidade ( Grand Plats), onde as ruas estreitas com milhares de pessoas a incentivavam os atletas, num ambiente magnífico, e uma chegada mediática.

O meu tempo de prova, considero muito bom, 1 :41 :33. Fui 1025° entre 4906 atletas que chegaram ao final. Na minha categoria ( Homens 50 anos) fui o 50° entre 284 que participarame chegaram no final. Foi o meu 3° melhor tempo na ½ maratona, por isso estou satisfeito com este resultado desportivo.
Sobre a participação nesta prova ( que engloba a Maratona e a ½ maratona) é algo que aconselho. A organização está muito bem montada e tudo a que a envolve é de excelente qualidade. É cidade que muitas vezes visitamos e nunca tinha imaginado chegar numa prova de atletismo numa praça tão bonita e tão medática.
Decerto que para o ano de 2011 estarei de volta !!



Nossas Fotos 1:


Nossas Fotos 2:

7 comentários:

Vitor disse...

Olá Xavier e Amélia,
Com certeza uma prova a não faltar, boa moldura humana com boas condições para todos.
Teve um excelente desempenho num bom tempo final. Parabéns.
Força Amélia melhores dias viram, dar continuidade ao trabalho!
Abraço e bjs
Vítor e Meninas

amantes da corrida disse...

Olá Xavier,

Foi o que se pode considerar o fim de semana perfeito, conseguiu reconciliar a actividade física(turismo desportivo) e aproveitar para conhecer novas "gentes" cidade e cultura.

É sempre bom quando estamos às vezes fora do País e ouvimos a nossa língua materna e imagino como deve ter ficado contente além da motivação suplementar.

"O meu tempo de prova, considero muito bom, 1 :41 :33.", se o Xavier acha muito bom, eu simplesmente acho fabuloso...Parabéns!

Um abraço e continuação da recuperação da Amélia

António Almeida disse...

Olá Xavier
foi de facto uma marca muito boa, parabéns.
Quanto à sugestão que em deste tem um contra, partida e chegada em locais distintos, ainda assim estou convicto que vai ser um êxito.
Abraço ao casal.

joaquim adelino disse...

Olá amigo Xavier, envio-lhe os parabéns pela boa prova realizada e também pelo passeio.
A Amélia que não desanime pois para o ano terá nova oportunidade.
Um abraço e dia 17 vou passar à vossa Aldeia, Runa.

Runnerboy79 disse...

Vim aqui agradecer-lhe o comentário que deixou ontem no meu blog, estou a recuperar aos poucos, ainda me custa a tossir, ainda estou dorido, embora a melhorar, vamos ver qd vai dar para voltar a treinar, em relação a proposta da ida até Torres Vedras, como é obvio ainda nao poderei fazer, mas ja tinha conhecimento desta prova, desde do inicio da epoca que objectivo era fazer a Meia da Moita.Depois de tudo isto, estou cada vez mais tentado a ir até ai em Março(Caso a vida o permita) participar na Meia-Maratona de Den Haag, e poder matar saudades dessa bela cidade.Obrigado pela força.1 Abraço

Rodrigo Xavier disse...

Saudações Xará!

Parabéns pela prova! Gostei muito do blog, belos relatos... Acaba servido de inspiração para corredores inicnates como eu.

Abraço e boa semana

Rodrigo Xavier
http://meucorpoativo.blogspot.com/

Paula Pinto disse...

Olá Xavier e Amélia,

Um beijinho a partir daqui da "terra dos fenómenos":-)

Parabéns pelas partcipações.
Um beijinho especial à "cara-metade".

(continuação de boas provas e bons treinos pela terra das tulipas (ou já não é? como a tradição já não é o que era, confesso que nem sei se a Holanda continua a ser "medalha-de-ouro" de tulipas.

Ana Paula Pinto