quarta-feira, junho 08, 2016

Leiden Maraton - 2016

Pela segunda vez participei na Maratona de Leiden. Seis semanas após a Maratona de Roterdão e de três provas pelo meio, fui participar nesta maratona só com o objetivo de disfrutar. O percurso entre as aldeias, as quintas, os campos, os moinhos e canais é de muita beleza, e gosto de correr nestes locais.

Idealizei correr a maratona  entre as 3:50h e as 4:00horas, e com a temperatura que estava, era possível, sem muito desgaste fazer isso.
O dia amanheceu chuvoso, e com algumas abertas. Antes da partida choveu bem, e na hora da partida às 10:30h, parou completamente de chover.

Nos primeiros 5 km eu estava com um ritmo muito entusiasmado, mas no bloco seguinte, entrei para um mais lento e mais realista, apesar de ainda ser muito arriscado. No entanto sentia-me bem e na passagem da ½ maratona estava com cerca de 5 minutos abaixo do que eu tinha estabelecido as 3:50h.


Passando pelos campos, quintas e moinhos aos 30 km, lembrei-me que por alí no ano passado, o tal muro ( de erros que cometi) apareceu, e este ano estava a deslizar “como manteiga” e a sentir-me muito bem, e comecei a passar muito daqueles atletas que já tinham passado por mim e começavam em quebra. De um para outro, fui sempre “galgando” e as pernas a sentirem-se bem. 
Na aldeia de Oud-Ade fui “benzido” pelo padre de serviço à passagem da maratona. É muito divertido passar neste local (32 km), que é muito pitoresco, em que este ano idealizaram o tema “O Céu na Terra” , onde um grupo de freiras ( mascaradas) e um padre dão a benção aos atletas, que logo em seguida encontram  “ao sair do céu” 32 km o S.Pedro e seus discípulos (também mascarados), que fazem a despedida, porque logo de seguida o diabo( também mascarados) dá as boas vindas com um cartaz “bem vindo ao sofrimento” 10 km até Leiden. Nesse local estão centenas de pessoas a participar neste acto.
Isto foi das coisas mais originais que eu vi numa corrida, e a interatividade com a corrida é um facto.



E o meu “sofrimento” felizmente não foi muito grande até que aos 35 km tinha cerca de 8 minutos abaixo do meu “pace” estipulado para as 3:50 e me dava a indicação de ir para as 3:41/42. Pensei eu excelente!!, e porque não tentar abaixo da 3:40h já agora...!!, e fui aumentando ligeiramente o ritmo, mas sempre em defesa, de forma a “não estragar a festa”.
Já nas ruas de Leiden, o público puxava pelos atletas de forma bem divertida, nas esplanadas, com música, bebidas, churrascos, iam aplaudindo cada um dos maratonistas, fantástico. Quando mais me aproximava  do final mais estusiasmado me sentia, a ponto de quase ter “roubado” uma cerveja de uma bandeja de um empregado de espanada, em que coloquei toda a gente a rir e a aplaudir a minha brincadeira no último km da maratona. 


No final 3:39:37, foi um resultado sensacional, fui 4º classificado no meu grupo etário, e um dia de muita alegria e de divertimento.




Nenhum comentário: