terça-feira, dezembro 02, 2014

MARATONA DE AMSTERDAM - 2014

Maratona de Amsterdam, foi a minha 3a maratona de 2014. No total já corri 10 maratonas durante os últimos 4 anos, desde que passei a correr esta distância.

Depois de algumas semanas com o famigerado problema lombar, que me tem acompanhado nos últimos 2 anos, não tinha grandes objetivos pessoais. O primeiro objetivo era terminar bem a corrida, o segundo era tentar ficar dentro das 4 horas, e o terceiro objetivo, era tudo o que fosse melhor do que os dois anteriores eu ficava muito feliz.

Para esta maratona existia uma perspectiva de encontrar amigos e conhecidos que se deslocaram de Portugal, mas apesar de termos marcado o local de encontro antes da corrida, no meio da confusão que se gera em volta do estado olímpico de Amsterdam e na hora de fazer a entrega dos sacos, a organização falhou com o horário de abertura do local, não foi possível esse encontro. No entanto um ou outro amigo lá nos fomos encontrando no local de partida ou durante os primeiros km’s .

Uma manhã de uma temperatura excelente deu para não ter muitos cuidados antes da partida, no que são algumas peças de roupa extra. Foi uma corrida como fosse à temperatura de primavera.   Um ambiente fantástico, no local da partida, com cerca de 14.000 atletas dentro do estádio olímpico. Este ano aos atletas federados, foi-nos dado a “obrigatoriedade”, eu diria o prazer de participarmos em simultâneo no campeonato nacional de maratona, o que tivemos o privilégio de partir logo no grupo da frente, ali mesmo ao lado de todas as estrelas do TOP que se misturaram com os “Super Herois”, como foi definido pela organização.

A minha prova foi num ritmo muito regular, até aos 34 km : 5 km – 25:15 / 10 km – 50:22 (25:07) / 15 km – 1:16:09 (25:47) / 20 km – 1:42:35 (26:26) / ½ Maratona – 1:48:15 / 25 km – 2:08:29 ( 25:54) / 30 km – 2:35:07 (26:38) / 35 km -3:02:50 (27:43) / 40 km – 3:35:47 ( 32:57) – FINAL 42 KM – 3:51:50

Efeitos do problema lombar das últimas semanas apareceram-me as tradicionais dores nas virilhas, por volta dos 34 km’s, que me foram complicando a vida até final da prova. Sorte que uma “lebre” do nosso clube, que ia para ajudar outro colega a partir dos 30 km’s, veio-me ajudar, porque o outro colega lesionou-se e não pode continuar, e então tive durante os últimos 12 km’s uma ajuda motivante.

Com este resultado de Amsterdam, deu-me um novo impulso para novos objetivos em 2015, onde vou de novo participar na Maratona de Roterdão ( pela 5ª vêz), em 12 de abril, e também será o ano da mais apetecida maratona europeia, onde vou também participar na Maratona de Berlim a 27 de setembro.


Tudo isto só é possível com muito trabalho e dedicação da minha parte, mas uma grande paciência da Amélia, que sempre me tem apoiado e sempre está ao meu lado nestas minhas aventuras.  


Nenhum comentário: