terça-feira, novembro 05, 2013

1/2 Maratona de Amsterdam - 2013

Em Amsterdam realizou-se no dia 20 de Novembro, a Maratona, onde incluí sempre a corrida da 1/2 Maratona. Do total de 42.000 atletas em todas as provas, 14.000 participaram na maratona, 8.000 na prova de 8 km, e cerca de 20.000 fizeram a 1/2 maratona, onde eu também participei.


Nos últimos dois anos tinha participado na Maratona e por ter outro calendário para a Maratona do Porto, dentro de duas semanas estive "impossibilitado" de participar e a 1/2 maratona era a melhor distância para participar nesta festa desportiva da cidade de Amsterdam. É uma verdadeira festa, e como tive tempo, fui antecipadamente para Amsterdam para ver as outras corridas ( maratona e 8km) e satisfazer-me de momentos de outra forma que não vemos quando estamos a participar nas provas. 

Gostei muito de ver a chegada da Maratona, onde se vê a grande diferença entre os atletas africanos e os restantes, mas o que mais me deu alegria de ver foi um momento da corrida de 8km, quando entram no estadio olimpico de Amsterdam, um grupo de 600 atletas todos vestidos de azul, que participaram na corrida para ajudar uma fundação de ajuda a crianças com cancro. Foi lindo de ver todos unidos dirigidos por uma bandeira da Fundação e entoando um hino, e sem qualquer objectivo de tempos desportivos, chegarem todos ao mesmo tempo foi emocionante, com todo o público do estádio em ovação a esta atitude.




O meu objectivo nesta 1/2 maratona era simplesmente fazê-la em bom ritmo de corrida e fazer um tempo entre a 1 hora e 40 minutos e 1 hora e 45 minutos. Fui gerindo meu ritmo a uma média que estava dentro do objectivo, e no final consegui 1 hora 42 minutos e 26 segundos. Excelente!!      

Nenhum comentário: