quarta-feira, dezembro 16, 2015

BRUGENLOOP - 2015


 Domingo dia 13 de dezembro, participamos na corrida Brugenloop em Roterdão. Uma corrida que vai-se afirmando cada vez mais no calendário desportivo holandês. Esta prova em 10 anos cresceu muito, e passou de umas centenas de atletas para 15.000 participantes. Sendo a corrida das pontes de Roterdão, passamos por 7 pontes, mas existem duas com alguma dificuldade, mas no geral a prova é toda plana. 
A partida e chegada são junto do mítico estádio do Feijenoord e onde está montada toda a infraestrutura de apoio, e debaixo das tribunas é o local para todos os atletas se equiparem e no final terem trocarem de roupa. No geral uma prova muito bem organizada, mesmo que sejam os 15.000 participantes, tudo corre da melhor maneira. A partida é feita às 15:30h, na Holanda a essa hora já se sente o lusco-fusco e a organização distribui umas luzes aos atletas que colocam no braço e torna um ambiente bonito na corrida. A nossa participação correu muito bem. 

Sem qualquer objetivo fomos fazer esta prova de forma descontraída, onde o objetivo principal era mesmo participar. A Amélia quis fazer a corrida sem mim e tinha uma colega que poderia fazer a corrida no mesmo ritmo dela, então eu fui fazer a minha corrida. Ela se sentiu muito bem e foi sempre num bom ritmo por volta dos 5:30 min/km, coisa que já não acontecia há algum tempo. Só quebrou um pouco nos últimos 5km, mas não foi nada de mais. No final da corrida a Amélia tinha um novo Recorde Pessoal nos 15km, com o tempo de 1:24:41, ou seja cerca de 4 minutos tirados ao anterior, que datava de 2009. 

Eu fiz o primeiro e segundo kilómetro e ritmo baixo e comecei a sentir-me bem, e passei aos 5 km com 21:52 min/km e sem grande esforço. Bom vamos lá ao segundo bloco de 5 km e passei os 10km com 42:57 ou seja foram 21:15 min/km no segundo bloco. Bom fiz contas e pensei que poderia fazer melhor do que só participar, mas tentar um novo Recorde Pessoal. Tomei um ritmo bom de corrida e fiz o terceiro bloco de 5km em 21:25. Ou seja 1:04:22 é o meu novo Recorde Pessoal dos 15 km. Em 4 semanas bati 2 vezes este recorde, e baixei quase 3 minutos na totalidade.

Na classificação da minha categoria ( Homens +55 anos) entre 477 participantes foi o 9º classificado. 

 Agora que venha o Ericeira Trail Run.......

Nenhum comentário: