segunda-feira, novembro 12, 2012

Num fim de semana duas actividades desportivas!.

Este foi um fim de semana com duas actividades desportivas. No sábado (dia 10-11-2012) foi o Encontro Nacional de Treinadores de Atletismo em Nijmegen, e no domingo (dia 11-11-2012) participei no Corta-Mato de Clingendael, aqui em Haia.
No Encontro Nacional de Treinadores de Atletismo de sábado, foi a minha 3ª participação. É sempre com muito interesse que participo neste encontro, pela qualidade de aprendizagem que recebem os participantes durante os workshops que participam.

Mais um dia grande organizado pela Federação Holandesa de Atletismo, e como sempre nas instalações desportivas da Universidade de Nijmegen. Tal como nos anos anteriores, e já são 17 edições,  participaram 1000 (mil) treinadores, que tinham ao seu dispor  100 workshops, dos mais variados temas e aspectos ligados ao atletismo.
Cada participante poderia tomar parte em 3 workshops, previamente inscritos. Cada workshop tinha a duração de  1 hora e 15 minutos, em que os formadores, são todos experientes homens e mulheres do atletismo, ou ligados a ele.

Os workshops que eu participei foram – “Core Stability e Força no treinamento de corrida”, “ Como poderá fazer um treino mais atraente”, “Variação no treinamento de corrida com a utilização de temas”  sendo excelentes aprendizagens, também proporcionaram uma boa interactividade e dinâmica nos participantes.
Existia também um mercado desportivo, com bastantes novidades, desde o calçado desportivo, os materiais para os treinos, as novas tecnologias que podem ser colocadas ao serviço do desporto, literatura e áudio-visual, etc ,etc. Por curiosidade experimentei um “brinquedo” o elliptigo, que é uma combinação de bicicleta, com home training, que é excelente para uma fase de recuperação de lesões ou mesmo para treinamento. 


Em resumo, foi um “longo” dia muito proveitoso.  

No domingo foi o Corta-Mato de Clingendael, o primeiro deste período no total de 4 em que vou participar até ao final do ano. Bem cedo fui de bicicleta, munido dos meus sapatos Fivefingers, fui até ao parque de Clingendael, numa manhã de outono, cheia de sol, e propícia para fazer um corta-mato, num ambiente bem bonito.
A prova eram cerca de 7,1 km, no bosque do parque de Clingendael, com um percurso com boas subidas e descidas e alguma parte com bastante lama, mas com muitas folhas caídas das árvores. A história desta corrida é muito curta, pois este tipo de prova consiste para mim unicamente para ganhar força na corrida e conviver com os colegas que participam. Entre os 180 participantes, fiquei na 66ª posição da geral e na minha categoria ( Homens 45-55 anos) fui 17º entre 44 participantes, tendo demorado 33 minutos e 02 segundos, numa média de 4:37. O objetivo foi alcançado!! 


Fotos do Encontro de Treinadores


Fotos do Corta-Mato Clingendael

Um comentário:

Henriqueta Solipa disse...

Parece-me muito interessante e de certeza bastante produtivo.

Aqui as coisas são feitas sempre de qualquer maneira a não ser que seja para a elite e mesmo assim...